Adquira os nossos produtos
(Clique sobre a Imagem)

 

 

Volte Sempre!



Total de visitas: 27667
Histórico da Família
Histórico da Família

 

A vida só pode ser compreendida olhando-se para  trás; mas só pode ser vivida olhando-se para frente.” (Sören Kierkegaard)

 

A Família Rossmann tem sua origem Pomerana, ou seja, falam pomerano. Vindos de uma região chamada Belgard que é hoje o norte da Polônia e da Alemanha ao longo do mar báltico, pertence ao ramo de família de línguas eslavas ocidentais que é hoje extinta. Mas, por qual motivo se imigraram para o Brasil?

A resposta é simples:

 "Guerra, destruição, Revolução Industrial, fome, desemprego. Era este o cenário da Pomerânia em meados do séc. XIX. Mas pra onde ir? A quem recorrer?  Os desesperos tomavam conta da população pomerana. Em meio a esse palco de tristeza surge uma solução que parecia resplandecer em meio ao clamor daquele povo: Imigrar! 

A viagem, as doenças, o clima no Brasil, foram muitos os motivos pelos quais se prestava vontade de desistir, o povo lamentava: “Fo dai, airsta dat Doud, Fo dai zweita dat broudt, Fo dai drüdta dat Frou”. (Aos Primeiros a morte, aos segundos o pão e aos terceiros a satisfação). Isso que no começo parecia um clamor de desespero pode ser notado como uma Semente de Esperança plantada no coração daqueles pomeranos que abandonaram o lar.          

Os pilares citados pelo apóstolo Paulo, eram também na qual que os pomeranos se baseavam. A ESPERANÇA de que um dia tudo iria melhorar, alimentaram sua animação, a FÉ em Deus que lhes daria força para reconstruir suas vidas na “nova terra” encontrada. E AMOR entre essa divina cultura que não se deixaram abalar pelas dificuldades e nem pelas tentações, mantendo firmes as perspectivas de viverem em união, em família, em harmonia, viverem na paz, e não em conflitos, e com certeza seguindo conforme as palavras do Apóstolo Paulo." (texto de Hilquias Rossmann e Dionatan Ferreira)

 

Origem e significado

De acordo com aquilo que os livros e a internet nos apresentam e nos informam, é que a palavra Rossmann venha da língua latina. Ou seja, o significado do nome Rossmann é: AQUELE QUE NASCEU EM ROMA.

ROSSMANN: variante de ROMAN (Sugerida por internauta - pendente de revisão).

Na língua alemã, fazendo-se a tradução ou interpretação ao português, ROSS é Cavalo, e a terminação MANN estaria ligada ao Homem. Fazendo-se assim a interpretação ao pé da letra, que o homem de alguma Família Rossmann, estaria ou deveria estar comprometido com o cargo de “cuidador de cavalo”. Certamente, existiam muitos da Família Rossmann, que cuidavam e manejavam os cavalos em grandes fazendas e pequenos sítios no interior da Alemanha nos séculos passadas. Mas, o que não devemos esquecer, é que a origem vem do latim, e não do alemão.

Os sobrenomes, ou nomes de famílias, surgiram para identificação das pessoas do povo durante a Idade Média. Anteriormente, só eram utilizados pelos reis e nobres. Para reproduzir os hábitos de personagens importantes, ou, simplesmente, para buscar diferenciação numa época de grande expansão demográfica, os homens mais comuns passaram a utilizar como sobrenomes as designações de seus ofícios ou habilidades, de seus lugares, de suas condições socioeconômicas, de plantas ou animais, adotando enfim, as mais variadas nomeações que os identificassem. Como se fosse de uma forma de apelidar.

 

Símbolos e Brasões

A Pomerânia tem como brasão a figura de um grifo de cor vermelha. O grifo é uma figura mitológica. Esta figura fantástica sempre é representada de perfil, sendo que a parte dianteira do corpo é de águia (simboliza vigilância) e a traseira, de leão (simboliza força), com asas abertas. O grifo era usado como selo  em documentos, para comprovar a autenticidade.

O Brasão de cor cinza ou vermelha no revestimento dos braços da família ROSSMANN simboliza a lealdade e a verdade. Reflete também as esperanças, as ambições e aspirações de seu original portador.

 

O símbolo ROSSMANN, tem um grande destaque na Alemanha e no Brasil. Sendo utilizados como logomarca em farmácias, supermercados, produtos, dentre outros. A representação lembra os antepassados, pois, dentro da letra “O” significa “os criadores de cavalo” no século XIX e XX, ou até mesmo antes.

Hoje, a Família Rossmann se encontra em sua 7ª geração aqui no Brasil (desde 1872). E aqui no Estado do Espírito Santo foram construindo novamente suas vidas, com grandes dificuldades. Mas, somos um povo vencedor!

 

Hoje somos parte da nação Brasileira.

Para conhecer um pouquinho mais desta linda cultura, veja a baixo o vídeo "Ser Pomerano..."

 


Homenagem aos Pomeranos - 2014